O e-mail corporativo revolucionou as comunicações empresariais. Eles não estão mais à mercê da velocidade dos correios e não precisam saber se alguém está no escritório para receber um telefonema. As empresas podem economizar dinheiro, usar opções de marketing eficazes, manter as linhas de comunicação abertas dentro de uma empresa e colaborar em projetos – tudo através do uso de e-mail.

As futuras gerações de trabalhadores estarão totalmente engajadas nas formas mais modernas de contato empresarial, em vez de usarem cartas ou memorandos tradicionais. As empresas podem explorar métodos diferentes de utilização de e-mail para alcançar objetivos importantes e fazer negócios de formas mais eficientes.

5 benefícios do E-mail Corporativo para seu negócio

  1. Facilidade de Comunicação

O e-mail atingiu um elevado nível de popularidade em grande devido parte à conveniência do seu uso empresarial. Muito mais informação pode ser compartilhada no corpo do e-mail ou em anexos. Os e-mails podem ser facilmente arquivados e pesquisados. E-mails oferecem ao empreendedor a chance de apresentar um nível profissional de comunicação. Pequenas e grandes empresas utilizam o e-mail para buscar novos clientes, prestar serviços e manter os funcionários em constante estado de evolução. A versatilidade do e-mail faz com que ele seja uma parte indispensável de qualquer empresa moderna.

  1. Custos

Pequenos orçamentos são muitas vezes uma ‘realidade cruel’ das pequenas empresas. Justamente por isso, o uso de e-mail mantém os custos de funcionamento ainda mais baixos. Essa economia seria significativa ao longo do tempo. O lucro também é ganho pela velocidade do e-mail. Modificar uma proposta e responder as necessidades dos clientes de forma rápida pode fazer a diferença entre uma conversão e uma venda perdida.

  1. Marketing

O marketing é a maior sacada para o uso de e-mail corporativo. Uma campanha de e-mail marketing bem administrada é eficaz, barata e cria um ótimo relacionamento com os clientes. Qualquer empresa pode preparar e enviar um newsletter regular com conteúdo atraente. Essa atitude corporativa captura a atenção dos clientes e mantém sua empresa bem em frente dos olhos deles.

  1. Facilidade de acesso

Cartas e formulários infindáveis podem empilhar-se em armários e ser inacessíveis quando você está fora do escritório, por exemplo. E-mails podem ser acessados através de laptops e outros dispositivos móveis, independentemente de se você está no escritório, na estrada, em férias ou nos finais de semana. O e-mail permite que os funcionários e proprietários administrem de forma eficiente as comunicações de uma forma que se encaixam em seu tempo e programação. Acima de tudo, o e-mail é determinante para se criar e manter uma força efetiva de trabalho móvel.

  1. Colaboração

Um e-mail pode ser enviado para várias pessoas e grupos, tornando-se assim uma excelente ferramenta de colaboração empresarial. Isto pode vir na forma de um relatório ou numa solicitação de feedback enviada pelos clientes. Ele também pode ser utilizado para a elaboração de propostas de negócios com parceiros e manter os funcionários informados sobre novos procedimentos ou projetos da empresa. O e-mail permite que os participantes trabalhem juntos em seu próprio ritmo, sem a famosa pressão das intermináveis e desgastantes reuniões presenciais. Por outro lado, o uso dele permite que um bom registro do trabalho seja mantido para consultas futuras.

Analisar os benefícios do e-mail empresarial ampliou sua visão corporativa? Você não imagina o que vem pela frente. Saber que se pode usar o e-mail como uma ferramenta de trabalho que facilita tudo já é agradável. Agora, você vai ler mais a respeito da tecnologia de informações na nuvem. O que já era bom ficou ainda melhor!

Cloud Computing: O que afinal é essa nuvem?

Em termos simples, a computação em nuvem (cloud computing) é a computação baseada na internet. Onde no passado recente as pessoas usariam aplicativos ou softwares baixados num computador ou servidor físico, a computação em nuvem permite que as pessoas os acessem através da própria internet.

Quando você atualiza seu status no Facebook, você está usando a computação em nuvem. Verificou o seu saldo bancário no seu telefone? Você está na nuvem de novo. Provavelmente, você contará com a nuvem para resolver os problemas de sua empresa, como disparar e-mails ou usar aplicativos para ajudá-lo a gerenciar sua carga de trabalho.

Em resumo, a nuvem está se tornando rapidamente o padrão de uso de aplicativos e softwares. Uma porcentagem cada vez maior de empresas está aderindo a esse meio versátil de comunicação e armazenamento de informações.

Por que tantas empresas estão fazendo uso da nuvem? Alguns motivos são o aumento da eficiência e a melhora no fluxo de caixa. Mas há muitas outras razões.

10 grandes motivos para sua empresa utilizar a nuvem

  1. Flexibilidade

Os serviços baseados na nuvem são ideais para empresas que estão crescendo. Se as suas necessidades aumentam ou diminuem, é fácil incrementar a sua capacidade de nuvem. Este nível de agilidade pode dar às empresas que utilizam a computação em nuvem uma vantagem real sobre seus concorrentes. É por isso que muitos diretores de pequenas e grandes empresas consideram a “agilidade operacional” como um motivo de ponta para a adoção da nuvem.

  1. Recuperação (backup)

Empresas de todos os tamanhos devem investir na recuperação de dados. Para as pequenas empresas que não possuem recursos e experiência, este é muitas vezes mais um ideal do que a realidade. A tecnologia em nuvem agora está ajudando mais organizações a reverter essa tendência. Implementar soluções de backup e recuperação baseadas no sistema de nuvem gera os seguintes benefícios:

  • Economiza tempo.
  • Evita o grande investimento inicial.
  • Utiliza a experiência de quem já domina o assunto.
  1. Atualizações automáticas de software

A grande sacada da computação em nuvem é que os servidores estão fora da sua vista. Você não vai precisar perder energia e tempo se preocupando em cuidar de atualizações de software e com sua segurança. Isso o deixará livre para se concentrar nas coisas que importam, como o crescimento de seu negócio.

  1. Redução de custos

A computação em nuvem simplesmente elimina o alto custo de hardware. Você simplesmente vai pagar e utilizar a assinatura de serviços que serão gentis com seu fluxo de caixa. Acrescente a isso a facilidade de configuração e de gestão. Assim, o seu projeto de TI que parecia assustador agora se torna muito mais amigável. Nunca foi tão fácil coordenar serviços de e-mail corporativo, quando hoje em dia existe os práticos serviços de computação em nuvem!

  1. O aumento da colaboração

Quando as equipes podem acessar, editar e compartilhar documentos a qualquer hora, de qualquer lugar, eles são capazes de fazer mais juntos, e fazê-lo ainda melhor! Aplicativos de compartilhamento de fluxo de trabalho e arquivos hospedados na nuvem vão ajudá-los a fazer atualizações em tempo real e lhes dará total visibilidade de suas colaborações.

  1. Trabalhe em qualquer lugar

Com a computação em nuvem, basta ter uma conexão com a internet e você poderá estar “no trabalho”. E com a maioria dos serviços em nuvem oferecendo diversos aplicativos móveis, você não estará restrito por um dispositivo ou outro.

Qual será o resultado disso? As empresas podem oferecer vantagens de trabalho mais flexíveis para os funcionários, para que eles equilibrem o que fazem, alcançando muito mais produtividade. Estudos recentes apontam que 42% dos trabalhadores aceitariam um corte salarial de 6% para trabalhar parte do tempo fora do escritório.

  1. Controle de documentos

Nunca antes houve uma necessidade tão grande de se editar documentos corporativos em tempo real. Antes da nuvem, os funcionários de uma empresa tinham de enviar os arquivos um por um como anexos de infindáveis e-mails até que todos os envolvidos soubessem do assunto. Com a nuvem, basta atualizar o documento online e todos saberão do que se trata quando acessarem o conteúdo. Nada mais rápido e simples!

Outro detalhe importante envolve a dimensão de alguns trabalhos ou a comunicação corporativa interna. Como até mesmo as menores empresas se tornaram mais globais, as complicações na comunicação aumentam. De acordo com um estudo, mais de 70% dos funcionários precisam interagir com pessoas de fusos horários e regiões diferentes pelo menos uma vez por mês.

Quando você migrar para a computação em nuvem, todos os arquivos estarão armazenados de forma centralizada e todo mundo verá o que precisa ser visto quando puder. Maior visibilidade significa melhor colaboração que, em última análise, significa melhor trabalho e uma linha de produtividade mais saudável. Se você ainda está contando com os modos antigos de comunicação via e-mail, pode ser agora a hora de tentar uma maneira mais moderna e simples de trabalhar.

  1. Segurança

Laptops perdidos são um problema que custa bilhões de dólares todo ano. E ainda mais preocupante do que a perda de uma peça cara do seu kit de trabalho é a perda de dados sensíveis contidos dentro dela. A computação em nuvem lhe dá maior segurança quando isso acontece. Porque os dados são armazenados na nuvem. Então, você pode acessá-los, não importa o que acontece com a sua máquina. E o melhor disso: você pode até mesmo apagar remotamente dados de laptops perdidos para que eles não caiam em mãos erradas.

  1. Competitividade

Gostaria que existisse um passo simples que você pode tomar para tornar sua empresa mais competitiva? A migração para a computação em nuvem dá acesso à tecnologia de nível empresarial para todos os que fazem parte da empresa. Permite também que as empresas mais pequenas tenham mais agilidade do que seus grandes concorrentes. Nada mais esperado, a fim de que se consiga atingir os concorrentes e, assim, ganhar força no mercado!

  1. Diminuição do impacto ambiental

Não se pode deixar de lado o aspecto ambiental que o processo de computação em nuvem acrescentará em sua empresa. Salvar seus arquivos em nuvem garante a diminuição de itens físicos caros e que prejudicam a natureza quando descartados. Por exemplo, imagine quanto papel, carbono, cartuchos de tinta, canetas, lápis e outros itens não precisarão mais ser tão usados! Toda essa redução no impacto causado a natureza tornará sua empresa amiga do meio ambiente.

O que é o Zimbra e onde ele pode ajudar minha empresa?

Com todos os benefícios que você acabou de ler acima, é muito importante agora saber um pouco a respeito do Zimbra, o groupware que agrega todos os recursos para que seu sistema de e-mail corporativo na nuvem seja funcional.

Zimbra é uma plataforma de e-mail corporativo, onde se pode trabalhar o agendamento de tarefas por meio colaborativo. O meio usado para a base de dados é a computação em nuvem, explicada antes. O sistema mantido entre o cliente e um servidor traz todos os benefícios que uma empresa pode ter na comunicação entre seus funcionários.

Mas quais são os principais recursos que o Zimbra oferece?

  • E-mail corporativo e colaborativo.
  • Sincronia entre agenda colaborativa e o e-mail.
  • Lista de contatos pessoal e empresarial.
  • Gerenciador de locais e recursos para realizar reuniões.
  • Gerenciamento de arquivos e edição de documentos.
  • Recursos de interface WEB para sugerir soluções de problemas.
  • Inclusão de clientes com webmail.
  • Uso da interface em dispositivo móvel pessoal.
  • Ambiente altamente escalável.
  • Anti Spam e Anti Vírus.
  • Possibilidade de migrar suas caixas postais para a nuvem.

Essa análise detalhada sobre os benefícios do uso de e-mail corporativo nos leva à conclusão de que a empresa que migra para essa ferramenta de comunicação, trabalha pelo crescimento. O aumento de interação entre os funcionários tornará muito superior a qualidade do trabalho! E acima dessa qualidade, fatores como facilidade de comunicação, baixos custos de manutenção, potencialização de marketing, facilidade de acesso e colaboração entre os funcionários levarão o sucesso empresarial a níveis nunca antes vistos.

Portanto, pensar na possibilidade de contratar serviços de e-mail corporativo vai na direção da afirmação empresarial. Numa época em que o melhor produto ou serviço sempre se utiliza da tecnologia de ponta, sua empresa estará não só entre as melhores, mas também entre as que querem se tornar referência no mercado!

Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo, terei o maior prazer em respondê-lo.

Um forte abraço!