Cada vez mais, o uso de e-mail corporativo na nuvem está se tornando a melhor opção que existe em matéria de comunicação interna empresarial. A tecnologia oferecida pelo Zimbra, Google Apps e pelo Microsoft Office 365 tem diferenças importantes. E você precisa saber quais são elas antes de decidir o tipo de serviço que escolherá para sua empresa.

Foi justamente por isso que preparamos este artigo. Saiba um pouco mais a partir de agora o que estas 3 plataformas oferecem, e escolha com conhecimento de causa o serviço de e-mail corporativo na nuvem que mais se encaixa nas necessidades de sua empresa.

Vantagens do Google Apps para sua empresa

Existem muitos benefícios em se livrar do velho método de e-mail cliente/servidor, servidor/cliente. Migrar sua solução para o sistema de e-mail corporativo na nuvem vai poupar tempo e dinheiro. E nesse sentido o Google Apps tem vantagens bem específicas. Vamos ver quais são algumas delas.

Comparando a tecnologia anterior com o que é oferecido hoje em dia pelo Google Apps é possível perceber que o serviço atual oferece acesso mais rápido à comunicação, confiabilidade superior e segurança; além, é claro, da economia em máxima escala. Analise a fundo 8 pontos a favor do Google Apps:

  1. A computação em nuvem está no DNA do Google

O Google está aprimorando o potencial tecnológico da nuvem há mais de dez anos. Hoje em dia, o feedback e as estatísticas de uso de centenas de milhões de usuários no mundo real ajudam a diminuir o estresse de clientes corporativos num ritmo sem precedentes.

A partir da base de usuários do consumidor, é possível absorver rapidamente relatórios sobre novos recursos no contexto de negócios, e refinar essas ferramentas cada vez mais. Depois disso, elas são colocadas à disposição no Google Apps para que os clientes trabalhem com o que há de melhor em ferramentas corporativas!

  1. Acesso mais rápido à inovação impulsiona a produtividade

A internet é o epicentro da inovação, e a infraestrutura multifuncional do Google é projetada para que seja possível fazer melhorias para todos os clientes em ciclos muito ágeis. São produzidas novas funcionalidades semanalmente, ou até mais rápido. Em anos recentes, o Google lançou centenas de melhorias, e os clientes não precisam gerenciar quaisquer atualizações ou patches; basta baixá-los e utilizá-los.

Em contrapartida, muitas empresas tendem a atualizar o software de servidor tradicional a cada cinco ou sete anos. Isso ocorre especialmente quando servidores mais potentes são necessários, como os de 64 bits, por exemplo.

Outro detalhe que coloca o Google Apps à frente são os aplicativos que funcionam no próprio navegador. Quando são lançados novos recursos ou aplicativos, os usuários recebem automaticamente estas melhorias apenas atualizando seus navegadores.

Isso é um funil maravilhoso onde simplesmente é preciso atualizar o navegador e muitos novos recursos ficam imediatamente à disposição do usuário.

  1. Usuários baixam novas atualizações com menos interrupção de seu trabalho

A rápida inovação possibilitada pela nuvem tem outra vantagem sobre os ciclos de tecnologia tradicionais: os funcionários adaptam-se melhor a um fluxo contínuo de melhorias do que as grandes e perturbadoras mudanças tecnológicas.

Melhorias graduais em frações menores reduzem substancialmente os desafios de atualizações de procedimentos corporativos. Por outro lado, os funcionários que são submetidos a ciclos de reaprendizagem pela atualização de um software tradicional vão perder tempo valioso de seu trabalho.

  1. Os grandes investimentos do Google em segurança ajudam os clientes a sentir-se protegidos

Acima de tudo, o Google é capaz de contratar grandes líderes mundiais especialistas em segurança para proteger o sistema e realizar pesquisas de segurança de ponta. A central de dados do Google Apps está protegida com muitas das mais recentes medidas de precauções de segurança, incluindo controles de acesso biométricos e perímetros de segurança multicamadas.

Além disso, o Google tem aprimorado mais e mais seu processo de segurança multicamadas, projetado para ajudar a manter os dados do cliente em alto nível de segurança. Seus processos foram testados de forma terceirizada para verificar a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos dados dos clientes.

Além de tudo isso, o Google Apps é capaz de administrar de forma eficiente as atualizações de segurança na nuvem. Assim, o cliente não ficará exposto a vulnerabilidades.

  1. Dados confidenciais estarão mais protegidos

Aplicativos instalados num navegador ajudam a manter dados confidenciais mais seguros. Essa postura é bem melhor do que o uso de um software tradicional, quando os dados ficam armazenados na máquina, e podem ser comprometidos.

Além disso, quando os funcionários podem acessar com segurança seus dados a partir de qualquer navegador, eles ficam menos propensos a armazenar dados localmente, como em pen drives.

Num mundo onde 1 em cada 10 laptops vão estragar no primeiro ano de uso e 66% dos trabalhadores afirmam ter perdido um pen drive, tornar disponível dados tão importantes a partir do navegador e minimizar a quantidade de informações armazenadas em dispositivos é uma estratégia de segurança eficaz.

  1. Clientes com mais confiança e uptime

Através da replicação sincronizada permitida pelo Google Apps, o maior acesso a dados e a interação de usuários da empresa são espelhados quase em tempo real. Quando um centro de dados se torna indisponível por qualquer motivo, o sistema é projetado para ser acessado de um centro de dados secundário sem interrupção visível ao usuário.

Para os clientes do Google Apps, a meta é que esse ponto de recuperação (RPO) seja utilizado o mais rápido possível. Gmail, Google Agenda, Google Talk, Google Groups, Google Docs e Google Sites tem uma garantia de 99,9%, e a confiabilidade geral dos usuários tem comprovado esse compromisso.

A tentativa de replicar este nível de confiabilidade costuma ser tremendamente cara e complexa. Mesmo grandes empresas que tem sistemas de recuperação bem rápidos costumam trabalhar com o alvo de tempo de recuperação de uma hora. O Google Apps vai além disso e trabalha de forma rápida e eficiente!

  1. O Google Apps oferece uma grande flexibilidade e controle

Migrar para a nuvem do Google não significa que você perderá o controle de seus dados ou a sua tecnologia. Os Termos da plataforma declaram explicitamente que os clientes manterão a propriedade de seus dados no Google Apps.

Além disso, o Google Apps fornece controles para que os administradores possam gerenciar os aplicativos que seus usuários acessam e de que forma os funcionários podem usar cada serviço. Finalmente, os APIs do Google Apps permitem que os administradores construam funcionalidade personalizadas e integrações com outras tecnologias.

  1. Os clientes gastam menos usando o Google Apps

O Google realiza a manutenção de seus servidores de forma econômica, utilizando o que há de mais moderno e prático em matéria de hardware. Isso minimiza a sobrecarga de repasse de custos para seus clientes. Essa economia de grande escala permite que o Google Apps funcione nos níveis mais elevados de eficiência possível.

Maior economia de custos também é possível graças a aplicações que rodam no próprio navegador. Os clientes do Google Apps economizam assim tempo e dinheiro, porque não há necessidade de nenhum software especializado para licenciar ou patch para substituir periodicamente.

Vantagens do Office 365 para sua empresa

Você já ouviu muita coisa a respeito do Office 365? Seus funcionários já devem ter dado diversas dicas sobre ele, não é mesmo? Você até deu uma olhada em todas as ferramentas e recursos e agora está querendo saber se o Office 365 é realmente a solução para a sua empresa.

A resposta é um alto e claro ‘Sim’! O Office 365 pode ajudar seus funcionários a trabalhar em conjunto de maneiras modernas e muito mais eficientes. Mas, o Office 365 não é apenas um conjunto de ferramentas. É uma nova forma de trabalhar. Aqui estão 7 razões pelas quais os proprietários de muitas empresas estão migrando para o uso do Office 365:

  1. Garanta o funcionamento de sua empresa, não importa o que aconteça!

Vamos ser francos: se problemas como um incêndio ou uma inundação ocorrerem, sua empresa, os dados confidenciais dela, os servidores ou o site poderão ficar comprometidos.

Mas se enviar seus dados constantemente para a nuvem, todos os documentos e aplicações, tais como e-mail corporativo, estarão sempre disponíveis. As coisas voltarão ao normal de forma mais eficiente e produtiva.

  1. A segurança e controle de dados

A segurança de dados empresariais na nuvem não é mais um problema. O Office 365 foi construído com segurança e conformidade contínuas, de modo que as empresas podem se concentrar em outras coisas igualmente importantes.

Você sempre saberá onde seus dados estão e quem tem acesso a eles. Um diferencial é poder apagar remotamente todos os dados caso você perca seu dispositivo móvel. Então, porque colocar informações tão valiosas em risco se você pode armazenar seus dados em segurança na nuvem?

Graças a 1TB de armazenamento online do OneDrive, seus dados estão mais seguros do que nunca!

  1. Trabalhe em qualquer lugar a qualquer hora

Trabalhar remotamente antes significava que você precisava da ajuda de um amigo de TI para configurar uma rede privada virtual (VPN) e poder só então acessar seus arquivos do escritório. Com o Office 365, isso não é necessário.

Você não precisa de nenhuma habilidade de configuração ou algo do gênero. Tudo que você precisa é uma conexão de internet e pronto: comece a trabalhar! É simples assim!

  1. Um organizador por excelência

Reuniões, e-mails e gerenciamento de contatos são uma parte importante do cotidiano de qualquer empresa. Quando você usa o Office 365, seu e-mail corporativo, calendário e contatos são sincronizados para trabalhar em conjunto.

Atualize um contato no seu smartphone e ele será atualizado automaticamente em todos os seus outros dispositivos. Esta é uma característica intuitiva para ajudar as empresas a tirar o maior proveito do Office 365. Você também pode acessar os mesmos dados a partir de qualquer dispositivo. Salve um documento no seu PC e continue trabalhando com ele no seu smartphone ou tablet.

  1. Custo mensal previsível

Este detalhe é fundamental para as empresas, especialmente as pequenas. Esqueça os custos iniciais! Office 365 tem um processo de faturamento mensal flexível que lhe permite adicionar ou diminuir o número de usuários de acordo com suas necessidades empresariais. Você não está preso a um contrato e pode mudar de plano a qualquer momento para atender às suas crescentes necessidades de negócios.

Este tipo de solução previsível pode ser exatamente o que uma pequena empresa busca para migrar para o sistema de computação na nuvem. Quando você não precisa se preocupar com os custos iniciais, é mais fácil incluir esta solução em seu orçamento mensal.

  1. Maior armazenamento de e-mail corporativo

Todos nós temos a tendência de armazenar e-mails em nossas caixas de entrada. Às vezes nós até tentamos limpá-la, mas acabamos mantendo alguns e-mails importantes. Com o Office 365, este tipo de serviço de limpeza está atrás de você!

Diga adeus ao pop-up que o lembra que ‘é hora de limpar o seu e-mail’. Bem-vindo a 50GB de espaço de armazenamento de e-mail. Em termos empresariais, isso é tudo o que você precisa para poder manter informações importantes em sua caixa de entrada!

  1. O fim das intermináveis ‘Licenças de Uso’

Classificar licenças de software pode ser uma verdadeira dor de cabeça para um pequeno empresário. Um de seus empregados pode estar usando uma versão, enquanto outro funcionário está usando uma atualização daquela versão. O resultado? Você não sabe como unificar o trabalho de todos eles.

O Office 365 inclui um sistema simplificado de licenças que pode ser implantado em toda a empresa. Isto significa que todos usarão a mesma versão do Microsoft Office, e todos os usuários receberão atualizações ao mesmo tempo! Prático!

Vantagens do Zimbra para sua empresa

Você já ouviu falar da plataforma de e-mail corporativo do Zimbra?

O Zimbra é uma das plataformas que colocará sua empresa bem na frente de outras! Ele oferece um alto grau de simplicidade e de flexibilidade em matéria de gestão de e-mail corporativo, contatos, calendário, compartilhamento e gerenciamento de documentos, e recursos associados.

De forma similar às opções do Google Apps e do Office 365 apresentados acima, o Zimbra também oferece serviços de sincronização e mobilidade para os usuários que trabalham em qualquer dispositivo. O serviço de e-mail corporativo Zimbra foi projetado para empresas que procuram as melhores funcionalidades e maior confiabilidade.

É bem diferente dos serviços tradicionais, porque você está não precisa ficar ‘acorrentado’ à sua mesa no escritório para ler e responder seus e-mails e sua agenda de compromissos.

O Zimbra permite que você responda seus e-mails e converse com seus funcionários num laptop quando está viajando ou mesmo usando seu smartphone no táxi. Todas as alterações feitas quando estiver em movimento serão salvas automaticamente no computador do seu escritório.

Vantagens específicas do uso do Zimbra para hospedagem de e-mail

Num e-mail tradicional, as empresas baixam suas mensagens de servidores da internet e os armazenam em dispositivos físicos, usando aplicativos como o Outlook. Este uso da tecnologia deu bons resultados por muitos anos, mas implica em vários inconvenientes. Os usuários de e-mail com muita informação precisam manter backups de cada estação de trabalho e não conseguem compartilhar suas caixas de e-mail com outros colegas.

Além disso, há falta de sincronização adequada durante o acesso do e-mail usando dispositivos diferentes, como o laptop, smartphone ou outro computador. No entanto, com a hospedagem de e-mail do Zimbra você pode deixar essa limitação de lado. Você não tem mais que manter cópias de backup de e-mails ou instalar caixas de correio compartilhadas e calendários compartilhados.

Os serviços de hospedagem de e-mail do Zimbra permitem o uso de caixas de entrada compartilhadas, para que vários funcionários possam acessá-las em qualquer lugar! Ele fornece calendários compartilhados para que o pessoal consiga visualizar e atualizar um evento, dependendo das permissões que você selecionar.

O serviço garante a mais adequada centralização de informações, orientações e eventos, desde que você mantenha contatos e tarefas devidamente compartilhados. E o melhor: tudo isso sem a necessidade de softwares e servidores, licenciamento ou qualquer equipamento especializado!

Desta forma, os serviços de hospedagem de e-mail corporativo do Zimbra alavancado muitas empresas que necessitam de uma plataforma para lidar com o tráfego pesado e oferecer serviços confidenciais e seguros. Na tentativa de resolver todas estas questões, o Zimbra inovou e aprimora constantemente a sua plataforma de serviços.

Além disso, o Zimbra também oferece proteção contra spam, identificação e remoção de vírus, sincroniza e-mails, calendários e contatos. Há muitos pacotes exclusivos para atender às demandas das mais diferentes necessidades empresariais. Para o que quer que você precise, o Zimbra se adapta e produz elementos com eficiência a fim de que sua empresa sempre esteja funcionando com muito sucesso!

Que essa descrição da diferença entre os benefícios oferecidos pelo Google Apps, pelo Office 365 e pelo Zimbra possa ter lhe ajudado a decidir qual seria a melhor opção para o momento de sua empresa!

Em caso de dúvidas, deixe seu comentário abaixo, terei o maior prazer em responder!

Um forte abraço!